Ciência e Espaço

Conheça o maior peixe de água doce do mundo

Trata-se de uma arraia gigante pesando pouco menos de 300 kg e sendo o maior peixe de água doce já capturado.

Publicado

em

Crédito: Chhut Chheana/Wonders of the Mekong

A captura da arraia aconteceu em 13 de junho no rio Mekong, no Camboja. Segundo os cientistas se tratava do maior peixe de água doce já capturado.

O peixe pesava aproximadamente 300 kg e tinha 4 metros de comprimento. Um grupo de cientistas americanos e cambojanos do projeto chamado “Wonders of the Mekong” foram os responsáveis pela divulgação.

O recorde anterior era de um peixe-gato que pesava 293 kg. Encontrado no mesmo rio, mas em 2005, na Tailândia, segundo o grupo.

Momento em que a arraia foi capturada. Crédito: Chhut Chheana/Wonders of the Mekong

Como foi feita a captura do maior peixe de água doce já fisgado

O rio Mekong percorre pela China, Tailândia, Mianmar, Laos, Camboja e Vietnã. É o lar das maiores espécies de água doce do mundo. Sabendo disso os cientistas do grupo “Wonders of the Mekong” deixa alertas para a comunidade, dando recompensa para quem capturar um peixe enorme e os alertar, mas preservando a sua vida e soltando em seguida.

O pescador que fisgou o peixe recebeu US$ 600, o que convertendo dá em torno de R$3.200 reais.

Propaganda

“Quando vemos um peixe desse tamanho, ainda mais de água doce, é difícil de compreender, então acho que nossa equipe ficou chocada”, disse o líder do grupo, Zeb Hogan.

Antes de soltar a arraia gigante em segurança, os pesquisadores inseriram um dispositivo de marcação em sua calda. Este dispositivo irá rastrear o peixe por um ano e então fornecer dados sobre o comportamento de arraias gigantes no rio Mekong.

Durante a captura da arraia gigante. Crédito: Chhut Chheana/Wonders of the Mekong

Lar dos maiores peixes de água doce do mundo ameaçado

“Os maiores peixes de água doce do mundo estão ameaçados de extinção. São espécies de alto valor e levam muito tempo para amadurecer. Então, se elas forem pescadas antes de amadurecerem, não terão chance de se reproduzir”, disse o cientista Zeb Hogan.

Ainda segundo o pesquisador, cerca de 70% dos peixes gigantes de água doce em todo o mundo estão ameaçados de extinção. Pois estão sendo impactados com a constante construção de barragens e pesca excessiva do local.

A equipe informou que em menos de dois meses já era a quarta arraia gigante relatada na região. Então isso mostra que ali pode ser um local importante de desova para a espécie.


Com informações da Bloomberg.

Propaganda

Para mais notícias como esta acesse nossa categoria ‘Ciência e Espaço‘.

Em Alta

Sair da versão mobile