Ciência e Espaço

Saiba para onde olhar no céu para ver o cometa C/2022 E3 (ZTF)

Usando o seu smartphone é possível saber o local exato para olhar e ver o cometa verde C/2022 E3 (ZTF). Saiba como.

Publicado

em

Descoberto em março de 2022 pela NASA, o cometa C/2022 E3 (ZTF) passou pela terra a última vez há 50 mil anos atrás, quando nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais. No momento ele é visível apenas no hemisfério norte, mas em fevereiro poderá ser visto no hemisfério sul e poderá ser observado no Brasil. E vamos te ajudar a localiza-lo, sabendo para onde olhar no céu para ver o cometa C/2022 E3 (ZTF).

Onde olhar no céu para ver o cometa C/2022 E3 (ZTF)?

Usaremos o aplicativo gratuito Sky Tonight disponível para Android e IOS, e você pode fazer o download clicando no link referente a sua plataforma: Android / IOS.

Para facilitar ainda mais a localização, é necessário que o smartphone tenha giroscópio, mas observando as estrelas e planetas na tela do celular e à comparando com o céu, torna o processo de busca pelo cometa verde ainda mais divertido.

Passos para buscar e localizar o cometa C/2022 E3 (ZTF)

1. Abra o Aplicativo Sky Tonight e clique no ícone de lupa. Logo na tela de busca provavelmente irá aparecer o cometa na aba “Em Alta”. Mas caso não encontre, digite na barra de pesquisa “C/2022 E3”.
  2. Ao lado do nome aparecerá um ícone redondo em azul, um símbolo de mira. É só clicar nele que você será direcionado para a localização atual do cometa C/2022 E3 no céu.
Localizando o cometa C/2022 E3 (ZTF) usando o giroscópio do telefone
  1. Caso o smartphone possua o sensor giroscópio, clique no ícone redondo azul de localização no canto inferior direito da tela. Assim que clicar, movimente o celular seguindo o ícone com a setinha, ele o guiará para a posição do cometa.
  2. Caso queira também pode usar o recurso de realidade aumentada, para isso é só clicar novamente no ícone redondo azul, agora com formato de lente, para habilitar a câmera do celular.
  3. Dica extra: Para saber o melhor dia e hora para ver o cometa na sua cidade, mude a data e hora no aplicativo. Você consegue ver os comandos no topo, como marcado na última imagem acima, é bem simples.

Posso ver o cometa sem equipamentos?

Segundo a NASA, a tendência atual de brilho do cometa C/2022 E3 (ZTF), facilitará a sua visualização a olho nu. Mas alerta que cometas são imprevisíveis.

Entre os dias 7 e 8 de fevereiro o cometa C/2022 E3 (ZTF) passará bem pertinho de Marte, facilitando a sua localização no céu.

Propaganda

Procure um local afastado da cidade, longe da poluição luminosa e deixe seus olhos acostumarem a escuridão. Fique pelo menos 15 minutos sem olhar para nada luminoso, incluindo a tela do telefone. O aplicativo Sky Tonight utiliza o modo de visão noturna vermelha, é só clicar no ícone de lua crescente nas opções.

Agora com essas dicas você já sabe como ver o raro cometa verde C/2022 E3 (ZTF). Então só nos resta torcer para que o céu esteja bem limpo nos dias que o cometa estará visível no Brasil.

Imagem do cometa C/2022 E3 (ZTF)

Imagem do cometa C/2022 E3 (ZTF) capturada por Dan Barlett – Crédito da imagem: Dan Barlett

Gosta de notícias sobre o espaço? Então acompanhe nossa seção sobre o tema.

Propaganda