Ciência e Espaço

Veja a primeira planta cultivada em solo lunar

Pela primeira vez na história cientistas conseguiram cultivar plantas em solo lunar. O experimento foi financiado pela NASA.

Publicado

em

Financiado pela NASA e realizado por cientistas da Universidade da Flórida. Tivemos pela primeira vez na história uma planta cultivada em solo lunar.

Essa descoberta abre várias possibilidades de aplicações. Pois saber que plantas podem brotar em solo extraterrestre abre portas para experimentos na terra e em missões espaciais futuras.

E o teste foi uma grande surpresa para os pesquisadores pois todas as amostras plantadas brotaram. Não sendo o que tinham previsto.

Uma curiosidade sobre o experimento: A NASA emprestou cerca de 12 gramas de material coletado durante as missões Apollo 11, 12 e 17.

Propaganda
As plantas, 6 dias após brotarem (Crédito da imagem: UF/IFAS foto por Tyler Jones)

Como foi o experimento

Do tamanho aproximado de um dedão eram os vasos usados para germinar as plantas. Cada um desses vasinhos recebeu uma grama de solo, nutrientes, água e algumas sementes de Arabidopsis, uma plantinha pertencente da mesma família da couve e mostarda, que conhecemos bem. A escolha dela foi pelo fato do seu genoma já ter sido mapeado anteriormente e também por sua rigidez.

O Desenvolvimento no solo lunar

Para efeito de comparação inseriram potinhos com a mesma planta, mas utilizando solo terrestre de cinzas vulcânicas, pois se assemelham ao solo lunar em estrutura e composição.

Nos primeiros 3 dias as sementes já brotaram. Cerca de seis dias depois o desenvolvimento foi igual às plantas utilizando solo terrestre. No entanto após o sexto dia pôde se observar que as plantas utilizando solo lunar cresciam numa velocidade mais lenta. Além de ter as raízes atrofiadas, pigmentação descolorida e folhas com falhas.

Para observar como as plantas reagiriam em cada solo, utilizaram três tipos de solo lunar. Com isso o cientista descobriu que as flores com mais sintomas de estresse eram as cultivadas no que os geólogos designam como solo lunar maduro. Esse tipo de solo foi mais exposto a vento cósmico, o que altera a sua composição. Portanto as demais plantas cultivadas em solos menos maduro se desenvolviam melhor.

A diferença entre as plantas no 16º dia. Solo lunar a direita e solo terrestre a esquerda (Crédito da Imagem: UF/IFAS foto por Tyler Jones)

Resultado

Após 20 dias, os pesquisadores colheram as plantas para estudar o seu RNA. De acordo com Anna-Lisa Paul (uma das pesquisadoras e professora de Ciências Horticulturais da Universidade da Flórida), as plantas usaram ferramentas genéticas para lidar com materiais que geraram estresse, como metais, sal e oxidação. Foi percebido que o tempo em solo lunar acabou sendo estressante.

O solo lunar também pode ser modificado com o cultivo de plantas, afirma o professor assistente de geologia, Stephen Elardo. Pois como a lua é bastante árida, fica a dúvida de como ela reagiria ao cultivo de plantas com nutrientes e a inserção de água. Sendo que esses fatores podem tornar o solo menos prejudicial as plantas.

Otimismo

Os pesquisadores estão bastante animados com a ideia de usar o solo lunar para beneficiar missões espaciais futuras. Por exemplo, com plantações servindo alimentos para colonos e até mesmo oxigênio.

Propaganda

A NASA ressalta que a pesquisa pode não só beneficiar astronautas, mas também ser usada em descobertas benéficas para a terra, em plantações com solo árido ou radical.

Por fim, caso goste de espaço, conheça nossa seção sobre.

E então é possível nascer plantas em solo lunar? a resposta é sim!

A matéria original você encontra aqui.

Propaganda

Em Alta

Sair da versão mobile