Ciência e Espaço

Ouça o som real e sinistro de um buraco negro gravado pela NASA

Ouça o som real de um buraco negro gravado pela NASA. Sem nenhum tipo de manipulação ou edição para deixa-lo sinistro.

Publicado

em

Muitos acreditam que o espaço é um total silêncio, mas a NASA provou que essa é uma ideia equivocada e então divulgou o som emitido por um buraco negro.

O tom sinistro do áudio não foi criado por edição, segundo a NASA. Pois o processo utilizado para captura é chamado de sonificação, que converte outros tipos de dados, como os astronômicos neste caso. “Uma das motivações para criar tais sonificações de dados é o desejo de compartilhar a ciência com mais pessoas”. Respondeu a NASA a um internauta em dúvida sobre o som do buraco negro.

O som de um buraco negro

Em 2003, o Observatório de raios X Chandra, um telescópio espacial, detectou as primeiras ondas sonoras em torno do buraco negro no aglomerado de galáxias Perseu. Os astrônomos descobriram que essas ondas de pressão causavam ondulações no gás quente das galáxias, gerando uma nota inaudível para o ouvido humano.

Para criar o som do buraco negro presente no vídeo de divulgação, as ondas sonoras captadas foram ressintetizadas e aumentadas em 58 oitavas, resultando então em uma frequência 144 quatrilhões e 288 quatrilhões de vezes mais alta do que a original.

Propaganda

E o que são buracos negros?

Buracos negros são regiões extremamente compactas do espaço onde a gravidade é tão intensa que nada, nem mesmo a luz, pode escapar dela. Essa característica ocorre devido à alta concentração de massa em um espaço muito pequeno. Então acaba gerando um campo gravitacional tão forte que impede qualquer objeto ou partícula de se mover para fora dessa região.

De forma geral, as estrelas massivas entram em colapso para formar buracos negros quando a gravidade vence as forças que impedem a contração da estrela. Além disso, as galáxias abrigam buracos negros supermassivos que possuem massas equivalentes a bilhões de vezes a massa do Sol e ficam localizados no centro das mesmas, incluindo a Via Láctea.

Einstein previu a existência dos buracos negros em sua Teoria da Relatividade. Desde então, os cientistas realizaram muitos estudos para tentar entender melhor esses objetos fascinantes e misteriosos do universo.

Com informações de: NASA

Mais matérias sobre o espaço.

Propaganda

Nos ajude a trazer mais conteúdo, siga nossa página no Google News.

Em Alta