Ciência e Espaço

Vídeo: Meteorito de meia tonelada que atingiu os EUA é encontrado

Veja o momento que o meteorito de meia tonelada rasga o céu nos EUA. Veja o fragmento que foi localizado 7 dias depois em uma área rural.

Publicado

em

No dia 15 de fevereiro de 2023, um meteorito atingiu os EUA. Pesando meia tonelada e caindo no sul do estado do Texas, nos Estados Unidos, chamando a atenção de moradores e cientistas.

O impacto do meteorito foi sentido pelos moradores do sul do Texas, que ouviram um estrondo e sentiram o chão tremer. A explosão aconteceu quando o meteorito entrou na atmosfera a leste da cidade McAllen. O xerife do condado de Hidalgo, Eddie Guerra, confirmou que o controle de tráfego aéreo de Houston recebeu relatos do meteoro de dois aviões.

A NASA explicou que o meteorito tinha cerca de dois metros de diâmetro e pesava cerca de meia tonelada antes que a maior parte queimasse na atmosfera. Sua velocidade era de cerca de 43.000 Km/h, gerando energia equivalente a 8 toneladas de TNT. A NASA também relatou que o meteoro se quebrou em fragmentos a uma altitude de 33,8 km.

Vídeo do meteorito que rasgou o céu dos EUA

Os satélites meteorológicos que observam raios operados pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional detectaram um sinal associado ao meteorito que atingiu os EUA. “Uma das ferramentas de satélite que usamos é o Mapper de Raios Geoestacionários, e ele mede os raios observados do espaço. O GLM detectou um sinal às 17h23 sem tempestades ao redor”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.

Propaganda

Fragmento do meteorito recuperado

Robert Ward, um pesquisador de ciência planetária, encontrou um fragmento de meteorito liso e escuro em uma propriedade privada nos EUA, perto de El Sauz, Texas. A Sociedade Americana de Meteoros compartilhou uma foto do fragmento nas redes sociais.

Foto compartilhada pela American Meteor Society mostra um fragmento de meteorito – Foto de: Robert Ward

A queda de meteoros é um evento relativamente comum, mas a recuperação de fragmentos é muito rara. Pois a maioria dos meteoros que entra na atmosfera queima completamente antes de chegar ao solo. Portanto, a descoberta do fragmento é uma oportunidade única para a ciência.

Então os cientistas esperam que a análise do fragmento ajude a descobrir informações sobre a idade do meteorito e sua composição. Pois a análise de meteoritos é importante para a compreensão da história do sistema solar e do universo. A queda do meteorito sobre o Texas nos EUA, portanto, é um acontecimento significativo para a comunidade científica.


Com informações de KCTV EUA

Mais matérias sobre meteoros e espaço

Siga nossa página no Google News

Propaganda

Em Alta

Sair da versão mobile