Informações

Ligações telefônicas que ao atender fica mudo ou desligam na nossa cara estão com os dias contados.

Essas chamadas são conhecidas como robocalls e a Anatel irá proibir o uso para cobranças ou telemarketing

Publicado

em

Sabe aquelas ligações telefônicas mudas ou que chega a escutar uma mensagem gravada dizendo “Alô”, mas em seguida desliga? São as famosas robocalls.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) quer combater essa prática. Para isso na última sexta-feira (3) anunciou uma medida cautelar proibindo o uso de robocalls.

A ordem é para as operadoras bloquearem os números que fazem mais de 100 mil ligações diárias e que duram menos de 3 segundos. Para Anatel esse comportamento não é compatível com o de um ser humano e portanto se tratando de robocall.

As empresas que utilizam robocalls de forma indevida terão 15 dias para se adaptarem. Mas caso não ocorra a adaptação após o prazo, ocorrerá o bloqueio do serviço que durará 15 dias. Porém a empresa pode firmar um compromisso formal com a Anatel de se abster da prática indevida e por fim mostrando as providências adotadas para a regularização.

Propaganda

Quando começa a valer o bloqueio das robocalls?

O prazo para as empresas se adaptarem pode começar na próxima segunda-feira, 6 de junho, pois a medida deve ser publicada no Diário Oficial da União.

Que seja o fim dessas ligações telefônicas mudas chatas.

Saiba as últimas notícias que fazem sucesso no momento.

Fonte: Anatel

Propaganda

Em Alta

Sair da versão mobile