Começou no Reino Unido um teste para saber se trabalhar menos impacta no rendimento do trabalho.
O piloto do teste durará seis meses e envolve empresas de vários setores. É organizado pela organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global.
Segundo mostra a reportagem da CNN, até hoje, a Islândia que havia conduzido o maior teste piloto. Ocorreu entre 2015 e 2019 e não houve queda na produtividade. E detalhe: Obteve um aumento no bem estar. Portanto, trabalhar menos foi benéfico.
Ao trabalhar menos você se sente mais motivado e menos esgotado e podemos observar isso em nosso cotidiano. Mas existem setores da economia que o trabalho reduzido pode ser prejudicial para a saúde da empresa.
Durante os últimos anos muitas pessoas mudaram para o trabalho home office e as empresas perceberam que os custos, principalmente de deslocamento, diminuíram. Os funcionários estão mais preocupados com a qualidade de vida e sendo assim, atrás de empresas com condição melhor de trabalho.
O teste chegará no Brasil?
No momento desta matéria os países que fazem parte do projeto piloto são: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. Portanto, sem testes no Brasil por enquanto.
Na página oficial do programa informa que a cada trimestre pretendem lançar o teste em novas regiões. Para provar que trabalhar menos melhora a produtividade. Mas o Brasil não está na lista.
Para saber mais sobre trabalho acompanhe nossa página.
Dados da pesquisa divulgados pela CNN