A Amazon, na última terça-feira (22) apresentou o primeiro dia da conferência re:MARS. Um um espaço voltado para apresentar os próximos saltos tecnológicos para o futuro, em especial na área de robótica e automação. Neste primeiro dia o cientista chefe para Alexa IA da empresa, Rohit Prasad, apresentou uma função experimental bem “Black Mirror” para a Alexa. Pois com a nova função, é possível que ela imite a voz de qualquer pessoa, mesmo falecidos.
Em um telão no palco foi mostrado um vídeo do recurso sendo reproduzido. Nele um garotinho pede para a Alexa ler o livro Mágico de Oz na voz de sua falecida avó, e então Alexa começou a leitura, como solicitado.
Segundo Rohit Prasad, basta apenas um minuto de voz gravada de qualquer pessoa, para que a Alexa aprenda e consiga imitar.
“Apesar da inteligência artificial não ser capaz de eliminar a dor da perda, ela pode definitivamente fazer as memórias durarem”, disse o cientista chefe.
Propaganda
Muitos ao verem a apresentação devem ter feito ligação ao episódio 01 da temporada 2 de Black Mirror. Uma série da Netflix que apresenta um futuro dominado por tecnologias. Neste episódio a personagem perde o namorado em um acidente, mas encontra a chance de revivê-lo com os recursos da tecnologia. Com um sistema que captava os registros antigos, como áudio do falecido, mensagens de texto e redes sociais, e então criando um clone robô.
O intuito da apresentação era mostrar as possibilidades que esta tecnologia poderia criar. Portanto, pode ser que não seja lançada para os usuários da Alexa. Então vamos aguardar por novidades sobre este recurso, que pode ser desconfortável para uns, mas pode levar conforto para outros.