Neuralink, a empresa de de Elon Musk, que quer permitir humanos controlar dispositivos eletrônicos com seus pensamentos, apresentou recentemente uma demonstração incrível. Em um vídeo divulgado no YouTube, o time da Neuralink apresentou um macaco de 9 anos chamado Pager jogando com a mente o jogo Pong, apenas usando sinais enviados do seu cérebro.
No início do vídeo, o macaco joga um jogo simples usando um joystick. E então cada vez que ele completa uma tarefa no jogo, ele recebe um gole de um tipo de vitamina de banana como recompensa. Posteriormente no vídeo, o time desconecta o joystick e os dois implantes Neuralink previamente colocados no cérebro do macaco permitem que ele controle completamente o jogo sem usar as mãos, apenas com comandos do cérebro.
Este é um feito incrível que mostra que o macaco pôde controlar uma raquete na tela usando sinais enviados diretamente do seu cérebro para o computador. Assim sendo um avanço significativo na tecnologia de interfaces cérebro–computador implantáveis em poucos anos.
Em suma a demonstração da Neuralink é uma prova de que a empresa está avançando rapidamente. E logo pretende oferecer novas possibilidades para os seres humanos e outros animais controlarem computadores e outros dispositivos apenas com suas mentes. O macaco jogando com a mente é só o início de uma série de testes.
O que é a Neuralink?
Neuralink é uma empresa neuro tecnológica fundada por Elon Musk e outros oito em 2016, com sede em São Francisco. A empresa tem como objetivo desenvolver interfaces cérebro-computador implantáveis. Ou seja, com um implante cerebral seria possível dar “poderes” ao nosso cérebro.
Propaganda
Elon Musk declarou em 2017 que a Neuralink visa a curto prazo tratar doenças cerebrais graves, com o objetivo final de aperfeiçoamento humano. O conceito fictício-científico de “laço neural”, mencionado por Musk em 2016, é parte do universo de ficção científica dos romances de João Banks.